8.8.09

"- Gullar, vou lhe fazer uma pergunta muito dificil que eu mesma não saberia responder. É o seguinte: como nasce em você, o poema, a palavra escrita?

- Em mim o poema quase sempre é provocado por um choque emocional qualquer... o choque emocional já por si provoca as palavras, eu em geral não em preocupo em escolhê-las, elas jorram."
Ferreira Gullar

"- Você mudou de estilo de cantar. Por exemplo, nao usa tanto os braços. Porque a mudança? Para sair da rotina ou porque você ficou mais moderna?
- A gente vai vivendo - e eu sou uma pessoa que vive intensamente, tirando o maximo de tudo - a gente vai vivendo e modifica-se a cada dia. Juntando-se a isso a pouca idade e maturidade incompleta no meu início de carreira, é absolutamente normal, penso eu, que eu esteja me modificando sempre. Acho que nenhum ser tem o direito de se cristalizar nem os outros têm o direito de exigir isso dele."
Elis Regina

"- Paulo, você acha que a vida é boa?
- Não conheço nada melhor que viver, apesar de tudo. Apesar de tudo, Clarice.
- Você é religioso?
- Oficialmente não. Mas se ser religioso é acreditar na capacidade humana de progredir por dentro, é acreditar em ser bom pelo amor aos outros, é tentar ser útil - entao, sim, sou religioso.
- Você ainda sente um certo frisson antes de entrar em cena?
- No dia em que não sentir mais isso é porque nada mais terei a dizer num palco. E você,, Clarice, acha que a vida é boa?
- É bom ser. Mas só isso."
Paulo Autran


Trechos do livro entrevistas - feitas por Clarice Lispector

Nenhum comentário: