18.8.08

Uma passagem

"Um suspiro lhe remata a angústia. As memórias lhe fazem bem. A avó afaga uma mão com a outra como se entendesse rectificar o seu destino, desenhado em seus entortados dedos.
-Agora, meu neto, me chegue aquele álbum.
Aponta um velho álbum de fotografias pousado na poeira do armário. Era ali que, às escondidas, ela vinha tirar vingança do tempo. Naquele livro a Avó visitava lembranças, doces revivências.
Mas quando o álbum se abre em seu colo eu reparo, espantado, que não há fotografia nenhuma. As páginas de desbotada cartolina estão vazias. Ainda se notam as marcas onde, antes, estiveram coladas fotos.
-Vá. Sente aqui que eu lhe mostro.
Finjo que acompanho, cúmplice da mentira.
- Está ver aqui seu pai, tão novo, tão clarinho até parece mulato?
E vai repassando as folhas vazias, com aqueles seus dedos sem aptidão, a voz num fio como se não quisesse despertar os fotografados.
-Aqui, veja bem, aqui está sua mãe. E olhe nesta, você, tão pequeninho! Vê como está bonita consigo no colo?
Me comovo, tal é a convicção que deitava em suas visões, a ponto de os meus dedos serem chamados a tocar o velho álbum. Mas Ducineusa corrige-me.
-Não passe a mão pelas fotos que se estragam. Elas são o contrário de nós: apagam-se quando recebem carícias.
Dulcineusa queixa-se que ela nunca aparece em nenhuma foto. sem remorso, empurro mais longe a ilusão. Afinal, a fotografia é sempre uma mentira. Tudo na vida está acontecendo por repetida vez.
-Engano seu. Veja esta foto, aqui está a Avó.
-Onde? Aqui no meio desta gente toda?
-Sim, Avó. É a senhora aqui de vestido branco.
-Era uma festa? Parece uma festa.
-Era a festa de aniversário da Avó!
Vou ganhando coragem, quase acreditando naquela falsidade.
-Não me lembro que me tivessem feito uma festa...
-E aqui, veja aqui, é o Avô lhe entregando uma prenda.
-Mostre!Que prenda é essa, afinal?
-É um anel, Avó. Veja bem, como brilha esse anel!
Dulcineusa fixa a inexistente foto de ângulos diversos. Depois, contempla longamente as mãos como se as comparasse com a imagem ou nelas se lembrasse se um outro tempo.
-Pronto, agora vá. Me deixe aqui sozinha.
Vou saindo, com respeitosos vagares. Já no limiar da porta, a Avó me chama. Em seu rosto, adivinho um sorriso:
-Obrigada, meu neto!
-Obrigada porque?
-Você mente com tanta bondade que até Deus lhe ajuda a pecar."

Adoro esta passagem... do Mia Couto. Está no livro "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra"

Nenhum comentário: